No momento do incêndio, quatro trabalhadores estavam almoçando na arena, quando ouviram um forte estrondo e saíram correndo prédio, em seguida as chamas se alastraram, queimando o revestimento do telhado, composto por gesso e lã de vidro.
Assustados, cerca de 30 funcionários que trabalhavam na arena teriam rapidamente deixado o local. De longe, inclusive da Praça da Estação e de Nova Lima, era possível avistar uma densa fumaça negra sobre o Parque de Exposições. Militares do do Corpo de Bombeiros, com o auxílio de sete viaturas, trabalharam no combate às chamas.
O Expominas Belo Horizonte é um dos maiores e mais importantes Centros de Convenções e Eventos do país. Comporta um público de 45 mil pessoas e tem 2.516 metros quadrados. De acordo com a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), proprietária do complexo, o prédio é utilizado para eventos, solenidades e shows passava por reformas no sistema de drenagem da cobertura.
“Todo o material de forração do teto é certificado pelo Corpo de Bombeiros, ainda não sabemos as causas do acidente e se as obras de manutenção têm algum tipo relação com o incêndio. Só iremos saber, após perícia da Polícia Civil”, explica o diretor de negócios da Codemig, Leonardo Couto.
De acordo com o Corpo de Bombeiros foram necessário 47 militares, 15 viaturas, sendo uma auto-plataforma, de 54 metros de altura e duas carretas com tanques de 25 mil litros de água cada, para conter as chamas. “O fogo se concentrou penas no teto e forro da arena e não se alastrou para o restante da construção. No entanto, parte da estrutura da cobertura cedeu com as chamas”, afirma o Capitão do Corpo de Bombeiros, Frederico Pascoal.
Ainda não há informações se o incêndio comprometeu a estrutura da arena e nem quanto tempo levará e quanto custará a reconstrução do telhado do edifício.
Mundo Noticias Gospel seu Canal Cristão